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“Blue Monday”: por quê esta segunda é dia mais triste do ano?

Como se precisássemos de mais motivos para refletir sobre nossos próprios estresses ou os problemas do mundo, o dia 20 de janeiro (hoje) é a chamado de “Blue Monday” — a terceira segunda-feira de janeiro, supostamente o dia mais deprimente do ano.

Mas será que é mesmo?
Pesquisas não comprovaram que há um dia específico mais deprimente do que os outros. Na verdade, isso é um golpe publicitário que, infelizmente, se consolidou na cultura moderna. Todo mês de janeiro, blogs compartilham dicas sobre como escapar do desânimo, empresas aproveitam para promover seus produtos e serviços “revigorantes”, e as redes sociais seguem o fluxo.

A origem de um mito sobre saúde

A Blue Monday começou com um comunicado à imprensa. Em 2005, o agora extinto canal de TV britânico Sky Travel enviou aos jornalistas um entusiasmado anúncio promocional afirmando que, com a ajuda de um psicólogo, havia calculado o dia mais miserável do ano. A equipe aparentemente desenvolveu essa ideia com uma fórmula complexa criada pelo psicólogo britânico Cliff Arnall. A fórmula considerava fatores como o clima para calcular o ponto mais baixo emocional das pessoas. A intenção inicial era analisar quando as pessoas reservavam viagens, partindo da hipótese de que elas eram mais propensas a comprar passagens para um paraíso tropical quando estavam se sentindo desanimadas. Arnall foi então solicitado a identificar o melhor dia para marcar uma viagem de férias, e assim nasceu a ideia do “dia mais triste do ano”.

O que realmente afeta nosso humor no inverno?
“É comum que as pessoas se sintam mais tristes durante o inverno, e janeiro não é uma exceção para esse aumento geral de tristeza,” disse o Dr. Ravi Shah, psiquiatra e ex-diretor de inovação do departamento de psiquiatria do Centro Médico Irving da Universidade Columbia, em Nova York, em 2020. “Então, em vez de focar em um dia específico, acho que a questão mais interessante é: o que há no inverno que afeta nosso humor?”

Parte do combustível para o mito da Blue Monday pode ter vindo de uma pesquisa feita no Japão. Em 2009, verificou-se que as taxas de suicídio nas segundas-feiras entre homens japoneses eram significativamente mais altas do que em outros dias da semana, especialmente na faixa etária economicamente ativa. Isso sugeriu que a estrutura da semana de trabalho e as dificuldades econômicas poderiam ser os principais culpados.

A ideia do Blue Monday
O conceito de Blue Monday foi, no melhor dos casos, uma ideia com a qual muitas pessoas podiam se identificar, mas também se revelou uma estratégia de marketing para viagens que provavelmente não deu certo. Mas por que parar por aí? Arnall mais tarde criou uma fórmula para determinar o dia mais feliz do ano, patrocinado por uma empresa de sorvetes, embora muitos encontrem consolo no doce quando estão menos felizes. Portanto, se você está se sentindo bem hoje no Blue Monday, não espere que o dia traga um destino sombrio. Se você está lutando contra o TAS, há ajuda disponível.
(Fonte: CNN Brasil)